A Câmara Municipal de Nova Mutum realizará na próxima quinta-feira, no dia 19 de fevereiro, uma audiência pública para debater a implantação de uma Clínica de Hemodiálise no município. O encontro acontecerá às 18h, no Plenário da Câmara, e tem como objetivo promover o diálogo entre o Poder Legislativo, profissionais da saúde, autoridades municipais e a população sobre um tema de grande relevância para a saúde pública local.
A audiência foi convocada pelo presidente da Câmara, vereador Lucas Badan Faria (União Brasil), que reforça a importância da participação popular no processo de construção de políticas públicas eficientes. Segundo ele, o Legislativo tem o papel de ouvir a comunidade e buscar soluções que melhorem a qualidade de vida dos pacientes que atualmente precisam se deslocar para outros municípios para realizar o tratamento.
Para contribuir com o debate técnico, estará presente o médico nefrologista Dr. Vitor Carlos Souza, proprietário da Clínica de Hemodiálise localizada em Sorriso, unidade responsável por atender atualmente pacientes de Nova Mutum. Durante a audiência, o médico irá esclarecer aspectos técnicos, operacionais e os benefícios da implantação de uma clínica no próprio município.
Além disso, o presidente da Câmara informou que será expedido ofício convidando a secretária municipal de Saúde, Sônia Ávila, o prefeito Leandro Félix e o vice-prefeito Alcindo Uggeri para participarem da audiência, contribuindo com informações sobre a estrutura da rede pública de saúde, as ações já desenvolvidas pelo Executivo Municipal e o planejamento da área. A audiência também contará com a participação da sociedade civil organizada, fortalecendo o debate democrático.
A Câmara destaca que a audiência pública é aberta à comunidade, entidades civis organizadas e profissionais da área da saúde. A participação da sociedade é considerada fundamental para fortalecer o debate e buscar alternativas que ampliem o acesso aos serviços de saúde em Nova Mutum.
Fonte: Assessoria

