Ed Motta Jornalista

Janaina defende MDB com “aliança ampla” para manter cadeiras

A presidente do MDB em Mato Grosso, deputada Janaina Riva, afirmou que a chapa para a bancada federal “está praticamente fechada”. A meta da sigla é ao menos conseguir manter as atuais duas das oito cadeiras de Mato Grosso.

Segundo ela, a chapa proporcional terá critérios de representação regional, social e nomes competitivos.

Estamos dialogando com lideranças em todas as regiões do estado, avaliando nomes competitivos, com representatividade regional, social e partidária”, disse Janaina ao MidiaNews sobre o perfil ideal de pré-candidatos.

A definição da chapa para a Câmara dos Deputados não deve ser um processo apressado e de improviso. A ideia é fechar a chapa com responsabilidade, equilíbrio e força eleitoral”, acrescentou.

O partido deve enfrentar dificuldades em manter a representatividade em Brasília. Isso porque os deputados federais Juarez Costas e Emanuelzinho devem migrar para o Republicanos e PSD, respectivamente. Sem os dois e sem o ex-federal Carlos Bezerra, que se aposentou, mas era um puxador de votos, o MDB pode ficar sem nomes em Brasilia.

Devem tentar disputar uma vaga pelo partido o ex-prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, os vereadores Professora Silvana Perin, de Sorriso, e Ibrahim Zaher, de Rondonópolis, e o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Mato Grosso (Creci-MT), Claudecir Contreira.

O MDB é um partido de diálogo, e a construção passa necessariamente por alianças amplas, responsáveis e programáticas”, acrescentou Janaina.

 

Foco de candidatos

Janaina defendeu que a campanha de 2026 do MDB foque no debate e soluções concretas para os temas sociais, como a defesa das mulheres, fortalecimento da saúde e segurança pública, entre outros.

Mato Grosso lidera índices de feminicídio e violência contra a mulher e isso não é um dado abstrato, é uma realidade que chega todos os dias ao meu gabinete”, destacou um dos temas que será central no seu debate.

Fonte: MidiaNews

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp