Dia: 26 de junho de 2026

  • Lucas do Rio Verde está entre os 60 melhores municípios do Brasil em qualidade contábil e fiscal

    Lucas do Rio Verde está entre os 60 melhores municípios do Brasil em qualidade contábil e fiscal

    Município conquista a segunda colocação no Centro-Oeste e se destaca entre as mais de 5 mil cidades brasileiras avaliadas no Ranking Municipal BSPN 2025

     

    Lucas do Rio Verde alcançou mais um importante reconhecimento nacional na área da gestão pública. O município conquistou a 60ª colocação nacional no Ranking Municipal BSPN 2025, posicionando-se entre os melhores desempenhos do país em qualidade das informações contábeis e fiscais encaminhadas ao Tesouro Nacional.

    O levantamento compara o desempenho dos municípios brasileiros na aplicação dos conceitos contábeis e fiscais e na qualidade dos dados enviados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), contribuindo para o fortalecimento da transparência, da confiabilidade e da governança das contas públicas.

    Entre os mais de 5 mil municípios avaliados em todo o país, Lucas do Rio Verde alcançou 99,30% de acertos no Indicador da Qualidade Contábil e Fiscal (ICF) e recebeu a classificação máxima “A”, resultado que evidencia a excelência da gestão fiscal e contábil do município.

    O desempenho também colocou Lucas do Rio Verde em posição de destaque regional. Entre os municípios da Região Centro-Oeste, o município conquistou o 2º lugar geral, ficando atrás apenas de Santa Carmem (MT) e consolidando-se como uma das principais referências em gestão fiscal e contábil da região.

    O resultado é fruto do trabalho técnico desenvolvido pela Secretaria Municipal de Fazenda, que atua continuamente para garantir a qualidade das informações prestadas aos órgãos de controle, o cumprimento das normas contábeis e fiscais e o fortalecimento da responsabilidade fiscal do município.

    Além de evidenciar a eficiência da administração municipal, o reconhecimento reforça o compromisso da Prefeitura de Lucas do Rio Verde com a transparência, a boa governança e a correta aplicação dos recursos públicos.

    Para a Secretaria Municipal de Fazenda, a conquista representa o reconhecimento de um trabalho pautado pela dedicação, qualificação técnica e comprometimento dos servidores envolvidos nos processos contábeis, financeiros e de prestação de contas.

    Estar entre os 60 melhores municípios do Brasil e ocupar a segunda colocação no Centro-Oeste demonstra a seriedade com que Lucas do Rio Verde conduz sua gestão fiscal e contábil. Esse resultado é fruto do empenho diário de uma equipe comprometida com a excelência, a transparência e a melhoria contínua da gestão pública”, ressaltou o secretário de Fazenda, Giovanni Rodrigues da Silva.

    A conquista reforça o protagonismo de Lucas do Rio Verde no cenário nacional da gestão pública e evidencia o esforço permanente da administração municipal em adotar boas práticas de governança, responsabilidade fiscal e transparência.

     

    Principais resultados de Lucas do Rio Verde no BSPN 2025
    • 60ª colocação no ranking nacional;
    • 2º lugar na Região Centro-Oeste;
    • Classificação “A”;
    • 99,30% de acertos no Indicador da Qualidade Contábil e Fiscal (ICF).

     

     

    Fonte:  Assessoria

  • Projeto da Cresol avança com consultoria para 15 empresárias de Nova Mutum

    Projeto da Cresol avança com consultoria para 15 empresárias de Nova Mutum

    O Projeto Potencializa Elas Empreendedoras, desenvolvido pela Cresol Mato Grosso, segue avançando em Nova Mutum com a participação de 15 empreendedoras que continuam na segunda etapa da iniciativa, voltada ao fortalecimento do empreendedorismo feminino e ao desenvolvimento de empresas lideradas por mulheres.

    Lançado em abril, o projeto teve início com um encontro que reuniu 50 empreendedoras de diferentes segmentos. Na ocasião, as participantes passaram por um diagnóstico empresarial, ferramenta utilizada para identificar desafios, oportunidades de crescimento e pontos de melhoria em seus negócios.

    Com base nessa avaliação, 15 empresárias foram selecionadas para prosseguir no programa. Nesta nova fase, elas recebem consultoria e assessoria especializada, com acompanhamento estratégico voltado ao fortalecimento da gestão, ao desenvolvimento de competências e à expansão de seus empreendimentos.

    A proposta é oferecer suporte técnico personalizado, auxiliando as participantes na tomada de decisões, na organização dos processos internos e na busca por melhores resultados, contribuindo para o crescimento sustentável de seus negócios.

    A iniciativa reforça o compromisso da Cresol Mato Grosso com o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua, promovendo a valorização do empreendedorismo feminino, incentivando a geração de renda e fortalecendo os princípios do cooperativismo por meio do apoio às pessoas e aos negócios locais.

    Desde o lançamento do projeto, a cooperativa acompanha de perto a evolução das participantes, demonstrando que investir no potencial das mulheres empreendedoras é uma forma de impulsionar a economia regional e criar novas oportunidades de desenvolvimento.

    O Projeto Potencializa Elas Empreendedoras representa mais uma ação da Cresol Mato Grosso voltada à capacitação, ao fortalecimento da liderança feminina e ao incentivo ao crescimento de empresas conduzidas por mulheres, consolidando uma rede de apoio que gera impacto positivo para toda a comunidade.

     

    Fonte: Redação

  • Mendes cita 24 bancos credenciados e “fakes do comitê da maldade”

    Mendes cita 24 bancos credenciados e “fakes do comitê da maldade”

    Ele acusou o ex-governador Pedro Taques de atuar em Brasília para prejudicar sua candidatura ao Senado

     

    O ex-governador Mauro Mendes (União) afirmou que as notícias sobre uma suposta investigação sigilosa contra ele no Superior Tribunal de Justiça (STJ), por suspeitas de favorecimento ao Banco Master, fazem parte de uma tentativa de adversários políticos de repetir um “golpe” semelhante ao que ocorreu durante a campanha para a Prefeitura de Cuiabá, em 2014.

    Em vídeo publicado nas redes sociais na noite desta quinta-feira (25), Mendes afirmou que existe um “comitê da maldade” atuando em Mato Grosso e em Brasília para disseminar notícias falsas contra sua pré-candidatura ao Senado.

    Ele atribuiu a articulação ao ex-governador Pedro Taques (PSD), um de seus adversários na disputa.

     

    Eu tenho ouvido aí nos bastidores da política que o ex-governador Pedro Taques, que também é candidato ao Senado, tem andado por Brasília usando da sua influência no Ministério Público Federal, onde já foi membro e deve ter alguns amigos, junto com alguns políticos aqui de Mato Grosso, para criar, fabricar algum tipo de operação ou situação para tentar me prejudicar aqui no Estado com essas mentiras. Isso seria uma grande forçação de barra. Não vão conseguir. Não conheço e não tenho nenhuma relação com esse tal Daniel Vorcaro“, afirmou.

     

    Mas é bom lembrar que, em 2014, eu fui vítima de uma sacanagem. O Ministério Público Federal pediu busca e apreensão em cerca de 50 locais e, entre eles, colocaram a minha residência. Dois anos depois, pareceres da Polícia Federal, do próprio Ministério Público Federal e da Justiça arquivaram tudo. Estava tudo certo, mas aquilo me causou grandes danos e transtornos. O que eles estão tentando fazer de novo é aplicar esse golpe para tentar me prejudicar“, acrescentou.

     

    Mendes explicou que as suspeitas envolvem o credenciamento do Banco Master para oferecer cartão-benefício aos servidores estaduais após a ampliação da margem consignável, aprovada em 2023.

    Segundo ele, o aumento de 10% da margem consignável foi aprovado por iniciativa da Assembleia Legislativa, a partir de projeto apresentado pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT), e todo o processo ocorreu dentro da legalidade.

    O ex-governador ressaltou ainda que o Banco Master não recebeu tratamento privilegiado, uma vez que outras 23 instituições financeiras também foram credenciadas para oferecer a mesma modalidade de crédito.

     

    Vinte e quatro bancos e instituições fizeram cadastramento de acordo com os regulamentos do Estado de Mato Grosso. O Banco Master foi apenas mais um entre esses 24 e sequer foi o primeiro a se cadastrar. Quando ele entrou, já havia quatro instituições autorizadas“, afirmou.

     

    Mendes acrescentou que o cartão-benefício foi implantado em 22 estados brasileiros, inclusive com a participação do Banco Master, e questionou por que apenas Mato Grosso estaria sendo alvo da suposta investigação.

    Se a investigação for séria, pode fazer, não tem problema nenhum. Os atos de credenciamento foram corretos, praticados por servidores públicos de carreira, que estão aptos a esclarecer qualquer dúvida“, declarou.

     

    Fonte: Midianews