Dia: 24 de junho de 2026

  • Centenas de participantes prestigiam 9º Evento Ecológico ‘Todos pela Natureza’ em Nova Mutum

    Centenas de participantes prestigiam 9º Evento Ecológico ‘Todos pela Natureza’ em Nova Mutum

    Instituições e empresas locais expuseram projetos ecológicos e ações de sustentabilidade

     

    A Prefeitura de Nova Mutum, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu no último sábado (20.jun.2026) o 9º Evento Ecológico “Todos pela Natureza” na Avenida Mutum, com o objetivo de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente e estimular práticas sustentáveis entre famílias, escolas e a comunidade em geral.

    O encontro gratuito contou com programação diversificada para todas as idades, incluindo apresentações culturais, atividades infantis, orientações sobre proteção animal e ações de educação ambiental. A abertura teve a apresentação do Grupo de Siriri Ararinha Azul da Casa da Cultura e a participação do pelotão dos Bombeiros do Futuro. Durante toda a tarde, instituições e empresas locais expuseram projetos ecológicos e ações de sustentabilidade, aproximando a população das iniciativas desenvolvidas no município.

    Na ocasião do evento, foram realizados concursos escolares com premiação aos projetos vencedores, reforçando o incentivo à educação ambiental nas escolas. A Secretaria de Meio Ambiente também realizou a distribuição de mudas provenientes do viveiro municipal, promovendo o plantio como prática de conservação e recuperação ambiental.

     

    As atividades recreativas incluíram brinquedos infláveis, pintura facial, entrega de brindes, pipoca, algodão doce e sorteios para as crianças. A programação foi encerrada com o Cinema Ambiental, que exibiu o desenho animado “A Era do Gelo 2”, atraindo famílias para um momento de lazer e reflexão sobre a relação entre sociedade e natureza.

    Estamos buscando engajar a comunidade em ações concretas que protejam o meio ambiente e incentivem hábitos sustentáveis“, afirmou Márcia Coelho, secretária municipal de Meio Ambiente.

    A ação de todos os anos, reforça o calendário de atividades ambientais do município, servindo como modelo para novas parcerias entre poder público, instituições de ensino e iniciativa privada.

     

     

    Fonte:  Assessoria

  • Nova Mutum traz a Banda Malta para a programação do Dia do Rock

    Nova Mutum traz a Banda Malta para a programação do Dia do Rock

    Evento gratuito acontece em 27 de junho, às 19h, em frente ao Ginásio Lauro Immich, com shows locais, exposição, moto clubes e praça de alimentação

    A Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura, convida a população para o Dia do Rock Mutum 2026, que será realizado no dia 27 de junho, a partir das 19h, em frente ao Ginásio Lauro Immich. O evento gratuito celebra a cultura do rock, promove a música local e reúne famílias em uma noite de diversão, visibilidade para artistas e oportunidades para empreendedores da cidade.

    A programação reunirá bandas locais que apresentarão clássicos do rock nacional e internacional, além da atração nacional Banda Malta. Formada em São Paulo em 2013, a Banda Malta, atualmente composta por Thor Moraes, Diego Lopes, João Gomiero e Bruno Boncini, ganhou projeção após vencer a primeira temporada do programa Superstar em 2014 e consagrou-se com sucessos como “Diz pra Mim” e “Alguém”. O repertório a ser apresentado, terá canções que falam de relacionamentos, superação e cotidiano, alinhadas ao espírito do festival.

    Segundo Marcelo Bragatti, coordenador de Cultura, “o Dia do Rock Mutum é uma oportunidade para valorizar nossos músicos, movimentar a economia local e oferecer lazer de qualidade para toda a família”. Ele reforça que a escolha da Banda Malta como atração principal visa atrair um público diversificado e fortalecer a música regional.

    Além dos shows, a festa contará com participação de moto clubes, exposição do Clube do Carro Antigo e praça de alimentação completa, com opções para diferentes gostos e faixas etárias. A organização preparou uma estrutura pensada para receber públicos de todas as idades, com segurança e acessibilidade, favorecendo a permanência das famílias durante toda a programação.

    A expectativa é reunir moradores de Nova Mutum e visitantes da região para celebrar o rock em um ambiente seguro e acolhedor”, afirma Marcelo Bragatti.

    O Dia do Rock Mutum 2026 é gratuito e aberto ao público.

     

    Fonte: Assessoria

  • Shows artísticos em inaugurações estão proibidos a partir do dia 4 de julho

    Shows artísticos em inaugurações estão proibidos a partir do dia 4 de julho

    Restrição permanece em vigor até a realização das eleições e objetiva assegurar a igualdade de oportunidades entre os candidatos

     

    A partir de 4 de julho, órgãos e entidades da administração pública não poderão promover shows artísticos em cerimônias de inauguração de obras ou de entrega de serviços públicos. A restrição, prevista na legislação eleitoral, permanece em vigor até a realização das eleições e tem como objetivo assegurar a igualdade de oportunidades entre os candidatos.

    A orientação consta na cartilha elaborada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-MT) e pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE-MT), que reúne as principais condutas vedadas e permitidas aos agentes públicos durante o período eleitoral de 2026.

    Até 4 de outubro, data do primeiro turno das eleições, ou até 25 de outubro, caso haja segundo turno, fica proibida a realização de apresentações de artistas, locutores, DJs, animadores ou atrações similares, remuneradas ou não, em inaugurações de obras e lançamentos de serviços públicos.

    As inaugurações e entregas de obras e serviços públicos, no entanto, podem ocorrer normalmente, desde que sejam realizadas de forma técnica, objetiva e sem manifestações que caracterizem promoção de gestão ou de candidatos.

    Também é vedada a distribuição gratuita de bens e brindes durante esses eventos pois pode caracterizar promoção eleitoral.

     

    O que continua permitido

    A legislação não impede a realização de festividades tradicionais previstas no calendário oficial, promovidas diretamente pelo Estado ou por meio de convênios. Esses eventos podem contar com recursos públicos para a contratação de estrutura, como palco, som, iluminação e demais serviços de apoio, desde que não sejam utilizados para promoção político-eleitoral nem transformados em atos de propaganda.

    A divulgação de inaugurações, entregas de obras, serviços públicos e demais ações governamentais também continua permitida, desde que tenha caráter exclusivamente informativo, educativo ou de orientação social, sem promoção pessoal de autoridades, servidores ou candidatos.

     

    Embasamento

    As orientações seguem a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pareceres jurídicos da PGE.

    O descumprimento das regras pode gerar multas, responsabilização administrativa, cassação de registro ou diploma, inelegibilidade e outras penalidades previstas na legislação eleitoral e na Lei da Ficha Limpa.

    Em caso de dúvidas, os agentes públicos devem consultar formalmente à CGE ou à PGE. Acesse AQUI a cartilha.

     

    Fonte:  Assessoria

  • Guarantã do Norte: Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

    Guarantã do Norte: Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

    Suspeito tinha histórico de violência contra vítima

     

    A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

    O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

    Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

    É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

    Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

    A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

    As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

    Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

     

    Fonte: Assessoria