Dia: 18 de fevereiro de 2026

  • Nova Mutum: Prefeitura lança campanha do IPTU com descontos de até 25% para cota única

    Nova Mutum: Prefeitura lança campanha do IPTU com descontos de até 25% para cota única

    A Prefeitura de Nova Mutum lançou, nesta terça-feira (17.fev.2026), a campanha de arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao exercício de 2026. O tributo incide sobre imóveis localizados em zonas urbanas, urbanizáveis ou de expansão urbana do município, abrangendo destinações residenciais, industriais ou comerciais. Isso inclui casas, edifícios, salas comerciais e terrenos vazios, tornando o pagamento obrigatório para todos os proprietários nessas áreas.

    A estrutura de incentivos da campanha de 2026, visa estimular a regularização fiscal antecipada, com descontos atrativos sobre o valor principal do imposto:

    Cota única até 10 de março: Desconto de 25%, representando a maior vantagem para quem quita o débito integralmente no prazo inicial.

    Cota única até 10 de abril: Redução de 20%.

    Cota única até 11 de maio: Desconto de 15%.

    Parcelamento em até 6 vezes: Correção de 12% sobre o valor original, sem juros adicionais, facilitando o cumprimento da obrigação para o contribuinte.

    Conforme a secretária de Finanças e Orçamento, Terezinha Arissava: “A arrecadação do IPTU é uma oportunidade para todos colaborarem com o crescimento e a melhoria da qualidade de vida no município.”O parcelamento ou pagamento à vista pode ser efetuado no Setor de Tributos da Prefeitura, por meio do WhatsApp ou diretamente no site oficial do Governo Municipal. Mais de 23 mil imóveis terão que pagar o IPTU, com isso a Secretaria de Finanças e Orçamento, espera arrecadar mais de R$ 25 milhões.

    Em caso de discordância com o lançamento tributário, o contribuinte dispõe de 30 dias para requerer revisão administrativa, garantindo transparência e direito de defesa. Os beneficiários de isenção conforme a Lei Complementar n.º 184/2018 devem retirar o comprovante até 31 de dezembro de 2026.

    O cumprimento dos prazos é essencial para evitar acúmulo de multas e juros, preservando os benefícios concedidos.

    Fonte: Redação com Assessoria

  • Vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório protege grávidas e bebês

    Vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório protege grávidas e bebês

    A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recomenda que grávidas a partir da 28ª semana de gestação tomem a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que previne doenças como a bronquiolite e a pneumonia.

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Mato Grosso aplicaram 13.547 doses do imunizante de dezembro de 2025 a 12 de fevereiro de 2026. A estimativa é que Mato Grosso tenha 57.932 gestantes que podem receber a vacina durante todo o ano.

    As grávidas a partir da 28ª semana que ainda não tomaram a dose da vacina devem procurar os postos de saúde para protegerem seus bebês nos primeiros meses de vida. Assim, vamos diminuir as hospitalizações e as complicações associadas ao Vírus Sincicial Respiratório”, alertou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.

    Até o momento, a SES-MT distribuiu às Secretarias Municipais de Saúde 27.170 doses recebidas do Ministério da Saúde, sendo 15.580 em dezembro e outras 11.590 vacinas em fevereiro.

    Esta vacina é aplicada em dose única a cada gestação e sem restrição de idade materna. A estratégia é adotada para que os anticorpos sejam transferidos aos bebês, protegendo-os nos primeiros meses de vida contra as infecções respiratórias agudas graves”, informou a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes.

    O Vírus Sincicial Respiratório é um dos principais agentes etiológicos de infecções do trato respiratório inferior em lactentes, incluindo bronquiolite e pneumonia, doenças frequentemente associadas a altas taxas de hospitalização e a risco aumentado de complicações graves.

    A vacina faz parte do Calendário Nacional de Vacinação das Gestantes, assim como a dupla adulto, vacina dTpa, hepatite B, influenza e Covid-19. As grávidas podem tomar a dose contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) junto com outras vacinas de rotina.

    Fonte: Assessoria

  • Sema emitiu 9.884 carteiras de pesca amadora em 2025

    Sema emitiu 9.884 carteiras de pesca amadora em 2025

    Com o fim do período de Defeso da Piracema, no dia 31 de janeiro, volta a crescer o número de emissões de Carteira de Pesca Amadora emitida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT)

    Em 2025, a pasta emitiu 9.884 Carteira de Pesca Amadora. Deste montante 192 foram para turistas estrangeiros que desde o ano passado passaram a ter acesso facilitado ao documento.

    Com a simplificação aumentou a emissão para pessoas de outros países que não precisam mais requerer a Receita Federal o Cadastro de Pessoa Física (CPF) para fazer a solicitação, emitindo o documento apenas com o número de passaporte e data de nascimento.

    As mudanças ocorridas em 2025 abrangeu também o pescador brasileiro que não tem mais necessidade de realizar o cadastro no Portal SIGA, acessando somente com número do CPF e data de nascimento. Desta forma ficou ainda mais fácil emitir o documento que é obrigatório  para os maiores de 18 anos e tem validade de 1 ano.

    Para menores de 18 anos a carteira de pesca amadora é opcional, mas eles devem obrigatoriamente estar acompanhados dos pais ou responsáveis.  Para idosos acima de 60 anos e aposentados a carteirinha é gratuita e tem validade de cinco anos.

    A emissão do documento pode ser realizada pelo site da Sema (www.sema.mt.gov.br), no atalho “Carteira de Pesca Amadora” na aba de serviços.  No local, é possível cadastrar uma nova carteira, emitir a guia de arrecadação e ainda consultar e imprimir o documento quantas vezes quiser, apenas clicando na opção “minhas carteiras”. A emissão feita pelo Governo Federal também é válida em Mato Grosso.

    Fonte: Assessoria