Dia: 11 de fevereiro de 2026

  • Câmara promove Audiência Pública sobre implantação de Clínica de Hemodiálise

    Câmara promove Audiência Pública sobre implantação de Clínica de Hemodiálise

    A Câmara Municipal de Nova Mutum realizará na próxima quinta-feira, no dia 19 de fevereiro, uma audiência pública para debater a implantação de uma Clínica de Hemodiálise no município. O encontro acontecerá às 18h, no Plenário da Câmara, e tem como objetivo promover o diálogo entre o Poder Legislativo, profissionais da saúde, autoridades municipais e a população sobre um tema de grande relevância para a saúde pública local.

    A audiência foi convocada pelo presidente da Câmara, vereador Lucas Badan Faria (União Brasil), que reforça a importância da participação popular no processo de construção de políticas públicas eficientes. Segundo ele, o Legislativo tem o papel de ouvir a comunidade e buscar soluções que melhorem a qualidade de vida dos pacientes que atualmente precisam se deslocar para outros municípios para realizar o tratamento.

    Para contribuir com o debate técnico, estará presente o médico nefrologista Dr. Vitor Carlos Souza, proprietário da Clínica de Hemodiálise localizada em Sorriso, unidade responsável por atender atualmente pacientes de Nova Mutum. Durante a audiência, o médico irá esclarecer aspectos técnicos, operacionais e os benefícios da implantação de uma clínica no próprio município.

    Além disso, o presidente da Câmara informou que será expedido ofício convidando a secretária municipal de Saúde, Sônia Ávila, o prefeito Leandro Félix e o vice-prefeito Alcindo Uggeri para participarem da audiência, contribuindo com informações sobre a estrutura da rede pública de saúde, as ações já desenvolvidas pelo Executivo Municipal e o planejamento da área. A audiência também contará com a participação da sociedade civil organizada, fortalecendo o debate democrático.

    A Câmara destaca que a audiência pública é aberta à comunidade, entidades civis organizadas e profissionais da área da saúde. A participação da sociedade é considerada fundamental para fortalecer o debate e buscar alternativas que ampliem o acesso aos serviços de saúde em Nova Mutum.

    Fonte: Assessoria

  • Governo Federal reconhece MT com Selo Ouro por alfabetização de crianças

    Governo Federal reconhece MT com Selo Ouro por alfabetização de crianças

    Mato Grosso conquistou a categoria Ouro na 2ª edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, iniciativa do Ministério da Educação (MEC), no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O resultado foi divulgado oficialmente na tarde desta segunda-feira (9.2) e confirma o Estado na mais alta categoria prevista no edital.

    Para alcançar o Selo Ouro, os Estados precisaram cumprir uma série de critérios, sendo o principal de atingir a meta do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), que mede o percentual de estudantes alfabetizados ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Mato Grosso superou a meta pactuada prevista para 2024, de 59%, alcançando 61% de crianças alfabetizadas no mesmo ano, desempenho que colocou o estado na 9ª posição no ranking nacional. Apenas 11 estados do país conseguiram o Selo Ouro.

    O resultado reflete o fortalecimento do regime de colaboração entre o Estado e os municípios, estruturado por meio do programa Alfabetiza MT, principal política estadual voltada à alfabetização. A iniciativa reúne ações integradas de formação continuada de professores e gestores, concessão de bolsas, distribuição de materiais didáticos e avaliações formativas e somativas, além de estratégias sistemáticas de recomposição das aprendizagens.

     

    Na segunda edição do Selo, 139 municípios de Mato Grosso participaram do processo, o que corresponde a 98% das cidades do Estado. Do total, 77 municípios conquistaram o Selo Ouro, 52 o Selo Prata e 6 o Selo Bronze. Todos os 142 municípios mato-grossenses são aderentes à política estadual de alfabetização, independentemente da participação específica no selo.

    Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a conquista é resultado de uma política construída de forma coletiva. “Esse reconhecimento nacional comprova que estamos no caminho certo ao investir na alfabetização na idade certa. O Selo Ouro é fruto do trabalho conjunto entre Estado e municípios, da valorização dos professores e do acompanhamento permanente da aprendizagem das nossas crianças”, destacou.

    O Alfabetiza MT também se consolidou a partir de uma governança estruturada e de um sistema contínuo de monitoramento da política educacional. A iniciativa conta com a atuação de equipes técnicas regionais e municipais, formadas por articuladores e profissionais capacitados por meio de formações específicas para docentes e gestores, além da aplicação de avaliações, como o Avalia MT, que subsidiam de maneira qualificada as decisões pedagógicas e de gestão.

     

    Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

    Voltada para os anos iniciais do ensino fundamental, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) é uma política do Ministério da Educação (MEC), que busca garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental, trabalhando de forma integrada com os governos estaduais e as prefeituras municipais.

    Além disso, o programa busca focar na recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia de coronavírus. A iniciativa foi lançada em 2023 e reconhece os Estados e municípios com os selos Ouro, Prata e Bronze.

     

    Indicador Criança Alfabetizada

    O ICA utiliza dados dos sistemas estaduais de avaliação, com base nos critérios da pesquisa Alfabetiza Brasil, conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

    A partir desses dados, o MEC estabelece metas globais e intermediárias, com o objetivo nacional de alfabetizar mais de 80% das crianças até 2030.

    Segundo o modelo de avaliação, são consideradas alfabetizadas as crianças capazes de ler palavras, frases e textos curtos, localizar informações explícitas em textos de até seis linhas, como bilhetes, crônicas e trechos de contos infantis, e interpretar conteúdos que combinem linguagem verbal e não verbal.

     

     

    Confira em anexo a classificação dos municípios

    Municipios Selo 2026 – resultado final.xlsx
     

     

    Fonte: Assessoria

  • Destaque nacional: Lucas do Rio Verde conquista Selo Ouro do MEC pela alfabetização na idade certa

    Destaque nacional: Lucas do Rio Verde conquista Selo Ouro do MEC pela alfabetização na idade certa

    Em Lucas do Rio Verde, aprender a ler e a escrever na idade certa virou motivo de reconhecimento nacional. Mais uma vez, a rede municipal de ensino conquistou o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), concedido pelo Ministério da Educação (MEC). O anúncio foi realizado nesta segunda-feira (9).

    Essa é a segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, que visa valorizar as Secretarias de Educação que promovem avanços significativos no ensino básico, garantindo o direito à alfabetização das crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental. A iniciativa foi lançada em 2024, por meio do Decreto nº 12.191.

    A alfabetização na idade certa é um dos principais objetivos da educação municipal. A conquista do Selo Ouro do MEC reconhece todo o trabalho desenvolvido nas turmas de alfabetização, além de alegrar os profissionais envolvidos e encorajar a continuidade dos avanços. Nossa meta é que 100% dos alunos sejam alfabetizados”, destacou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

    Entre os critérios avaliados pela certificação está o alcance da meta de alfabetização estipulada para o ano de 2024 pelo Indicador Criança Alfabetizada.

    Nesse sentido, Lucas do Rio Verde se destacou ao alcançar 73,53% dos alunos da rede pública alfabetizados, superando em 6,94 pontos percentuais a meta de 66,59%. O índice municipal se posicionou, ainda, acima das médias estadual (60,59%) e nacional (59,2%).

    Mais do que um reconhecimento ao compromisso da Secretaria de Educação com a alfabetização na idade certa, o Selo Ouro do MEC evidencia o empenho diário dos professores da rede municipal, que trabalham para garantir um futuro cheio de oportunidades às crianças luverdenses. A conquista consolida Lucas do Rio Verde como referência nacional em educação de qualidade, com práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas.

    Fonte: Assessoria

  • Max cita “construção difícil”, mas quer Podemos na Câmara Federal

    Max cita “construção difícil”, mas quer Podemos na Câmara Federal

    Prestes a assumir o comando do Podemos em Mato Grosso, o presidente da Assembleia Legislativa Max Russi (PSB) disse ter metas para a sigla na eleição que ocorre em outubro.

    Ele quer que o partido eleja ao menos um deputado federal, dos oito que devem ser escolhidos no próximo pleito. A projeção do futuro presidente do Podemos é que o quociente eleitoral para o cargo seja em torno de 250 mil votos.

    Se você errar um nome, dos nove [que devem compor a chapa], complica toda a sua chapa. Porque serão necessários 250 mil votos para eleger o federal e atingir o quociente”, disse à imprensa.

    Não é uma conta fácil, e é uma construção difícil. Mas as pessoas que estão disponíveis são bons nomes. Não podemos anunciar, porque agora está uma briga entre partidos, mas o Podemos está se preparando, sim, para eleger deputado federal e se não fizer um vai fazer dois deputados federais”, completou.

    O Podemos não tem representante na bancada federal de Mato Grosso. Max Russi deve se filiar oficialmente à sigla em 7 de março, um sábado.

    Segundo o deputado, a formação do grupo em vistas da eleição será a mais complicada a se elaborar.

    A eleição para deputado federal é mais fácil que a de estadual, mas creio que a composição para a montagem dessa chapa será mais difícil”, disse.

    Porque creio que três, no máximo quatro partido, vão eleger deputados federais nessa eleição. Parecido com o que foi a quatro anos, em que apenas três partidos elegeram deputados”, completou.

    Fonte: Midianews

  • Governo premia 42 municípios com melhor desempenho no programa Imuniza Mais MT

    Governo premia 42 municípios com melhor desempenho no programa Imuniza Mais MT

    Programa da Secretaria de Estado de Saúde promove avanço nas coberturas vacinais de crianças em Mato Grosso

     

    Desde 2021, o Governo do Estado mantém o programa Imuniza Mais MT, que incentiva os municípios de Mato Grosso a alcançarem as metas de vacinação da população. As gestões municipais com melhores performances na cobertura vacinal recebem prêmios em dinheiro para serem investidos na modernização da infraestrutura da rede municipal de saúde.

    A atualização do cartão de vacina é a maneira mais eficaz de assegurar que as crianças estejam protegidas e em conformidade com as recomendações de saúde. A vacinação infantil é um dos pilares da saúde pública, responsável por prevenir doenças graves e potencialmente fatais.

    Confira os vencedores da quinta etapa do programa Imuniza Mais MT

     

    Na categoria municípios até 6 mil habitantes:

    Selo Diamante
    1º Araguainha – R$ 250 mil
    1º Curvelândia – R$ 250 mil
    1º Reserva do Cabaçal – R$ 250 mil
    1º Salto do Céu – R$ 250 mil
    2º Lambari D´Oeste – R$ 200 mil
    3º Nova Santa Helena – R$ 150 mil

    Selo Ouro
    1º Nova Marilândia – R$ 140 mil
    2º Santa Rita do Trivelato – R$ 120 mil
    3º Planalto da Serra – R$ 100 mil

    Selo Prata 
    1º Araguaiana – R$ 70 mil
    2º Acorizal – R$ 55 mil
    3º São José do Povo – R$ 45 mil

    Selo Bronze
    1º Santa Cruz do Xingu – R$ 60 mil
    2º Vale de São Domingos – R$ 50 mil
    3º Torixoréu – R$ 30 mil

     

    Na categoria municípios com população de 6.001 a 15.000 habitantes:

    Selo Diamante
    1º Itanhangá – R$ 250 mil
    1º Itiquira – R$ 250 mil
    2º Carlinda – R$ 200 mil
    3º Nova Lacerda – R$ 150 mil

    Selo Ouro
    1º Novo Mundo – R$ 140 mil
    2º Ipiranga do Norte – R$ 120 mil
    3º São José do Xingu – R$ 100 mil

    Selo Prata
    1º Alto Garças – R$ 70 mil
    2º Santa Terezinha – R$ 55 mil
    3º Juruena – R$ 45 mil

    Selo Bronze
    1º Cocalinho – R$ 60 mil
    2º Porto Alegre do Norte – R$ 50 mil
    3º São José do Rio Claro – R$ 30 mil

     

    Na categoria municípios com população de 15.001 a 50.000 habitantes:

    Selo Diamante
    1º Rosário Oeste – R$ 500 mil

    Selo Ouro 
    1º Colíder – R$ 250 mil
    2º Água Boa – R$ 200 mil
    3º Alto Araguaia – R$ 150 mil

    Selo Prata
    1º Tapurah – R$ 120 mil
    2º Campo Verde – R$ 100 mil

    Selo Bronze 
    1º Querência – R$ 80 mil
    2º Jaciara – R$ 70 mil
    3º Pedra Preta – R$ 50 mil

     

    Na categoria municípios com população acima de 50 mil habitantes:

    Selo Diamante
    Nesta categoria nenhum município atingiu a meta para alcançar o selo Diamante.

    Selo Ouro 
    1º Primavera do Leste – R$ 500 mil
    2º Sorriso – R$ 350 mil

    Selo Prata
    Nesta categoria nenhum município atingiu a meta para alcançar o selo Prata.

    Selo Bronze 
    1º Campo Novo do Parecis – R$ 150 mil
    2º Tangará da Serra – R$ 120 mil
    3º Nova Mutum – R$ 100 mil

    Fonte: Assessoria