Dia: 9 de fevereiro de 2026

  • Nova Mutum vence o Mixto, garante vaga nas quartas e encerra primeira fase em sexto lugar

    Nova Mutum vence o Mixto, garante vaga nas quartas e encerra primeira fase em sexto lugar

    Jogando diante da própria torcida, o Nova Mutum conquistou uma vitória decisiva sobre o Mixto por 2 a 1 e confirmou a classificação para as quartas de final do Campeonato Mato-grossense. O resultado colocou a equipe na sexta colocação, com 12 pontos, após uma rodada marcada por forte equilíbrio e risco até de rebaixamento.

    Durante parte da rodada, a combinação de resultados deixava o Mutum em situação delicada, mas o time mostrou poder de reação e conseguiu a virada em casa para seguir vivo na competição. O adversário das quartas será o Primavera, em confronto único.

    O Mixto abriu o placar aos 21 minutos do primeiro tempo, com Esquerdinha, que aproveitou lançamento e finalizou com precisão no canto. A resposta do Nova Mutum veio ainda na primeira etapa, com Yan, que marcou de cabeça após disputa com a defesa, deixando tudo igual.

    Na segunda etapa, o Nova Mutum manteve a pressão e chegou ao gol da virada com Malisson, que fez bela jogada individual, driblou o marcador e finalizou forte para garantir a vitória e a classificação.

    A equipe do Mixto ainda chegou a balançar as redes novamente, mas o gol foi anulado pela arbitragem. Mesmo com a derrota, o clube também avançou para as quartas de final.

    Na mesma rodada, o Sport Sinop venceu e garantiu vaga nas quartas, onde enfrentará o Cuiabá em jogo único. Luverdense e Mixto terminaram a primeira fase como líder e vice-líder, respectivamente, e avançaram diretamente às semifinais, aguardando os vencedores das quartas.

    Na parte de baixo da tabela, Primavera do Leste encerrou a competição com 10 pontos, enquanto o Várzea Grande terminou com cinco, e ambos foram rebaixados para a Série B do Campeonato Mato-grossense. Chapada, com 11 pontos, e União, com 10, permaneceram na elite estadual.

    Fonte: Redação

  • ALMT cria CPI para investigar irregularidades na Secretaria de Estado de Saúde

    ALMT cria CPI para investigar irregularidades na Secretaria de Estado de Saúde

    A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) instituiu, por meio do Ato nº 004/2026/SSL/ALMT, publicado nesta sexta-feira (6), em edição do Diário Oficial do Parlamento estadual, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades em procedimentos licitatórios realizados no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES), no período de 2019 a 2023.

    A criação da CPI foi requerida pelo deputado Wilson Santos (PSD) e determinada pelo presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB), com base no artigo 373, parágrafos 1º e 2º, do Regimento Interno. A comissão terá prazo de 180 dias para a conclusão dos trabalhos, podendo ser prorrogado, conforme previsto na Lei Federal 1.579/1952.

    No documento, Wilson Santos defende a necessidade da CPI para investigar denúncias de irregularidades em processos licitatórios que culminaram na deflagração da Operação Espelho, conduzida pela Polícia Civil de Mato Grosso. A operação apura supostas práticas ilegais envolvendo contratos e procedimentos administrativos na área da saúde do estado.

    De acordo com o ato publicado, os membros da CPI deverão ser indicados no prazo de cinco dias, contados a partir da publicação oficial, conforme estabelece o artigo 375 do Regimento Interno da ALMT.

    A criação desta Comissão Parlamentar de Inquérito é necessária para esclarecer, de forma regimental e legal, todas as denúncias de irregularidades em licitações na Secretaria de Estado de Saúde, envolvendo empresas prestadoras de serviços médicos. Os fatos relatados são graves e precisam ser apurados com total transparência, garantindo a responsabilização de quem eventualmente tenha causado prejuízos ao erário”, afirmou o parlamentar.

    Segundo o requerimento, as irregularidades teriam ocorrido durante a fase mais crítica da pandemia de Covid-19, que, conforme o autor, evidencia a gravidade das denúncias, que merecem ser apuradas de forma clara, imputando as devidas responsabilidades.

    As informações datam de que as irregularidades remontam desde o ano de 2019, com possíveis pagamentos irregulares e que culminou com a abertura de procedimento investigativo pela Polícia Civil, em que houve o sequestro e bloqueio de aproximadamente R$ 35 milhões, em bens móveis e imóveis dos investigados”, diz trecho do documento.

    O texto também cita decisões do Tribunal de Contas da União (TCU), que determinou à SES a retenção de valores em pagamentos à empresa prestadora de serviços médicos especializados, em que o contrato com a administração pública soma R$ 30,2 milhões, em razão de indícios de possível sobrepreço.

    Além disso, o deputado detalha que a Justiça estadual, por meio da Vara Especializada em Ações Coletivas, determinou a suspensão do contrato com a empresa, diante de possíveis prejuízos ao erário, incluindo a interrupção do fornecimento de órteses, próteses e materiais especiais (OPMEs). As decisões judiciais também proibiram novas contratações e suspenderam pagamentos em vigor.

    Ressaltou que as ações policiais cumpriram mandados de apreensão, sequestro e bloqueio de bens em municípios como Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Alta Floresta, Colíder e Peixoto de Azevedo.

    Para Wilson Santos, a instalação da CPI reforça o papel constitucional do Legislativo.

    Mesmo com investigações em curso no âmbito policial e judicial, é dever da Assembleia Legislativa exercer sua função fiscalizadora, aprofundar a apuração dos fatos e dar uma resposta clara à sociedade mato-grossense”, concluiu o deputado.

    Fonte: Assessoria

  • Acelera Nova Mutum vai garantir mais de 10 mil atendimentos à população

    Acelera Nova Mutum vai garantir mais de 10 mil atendimentos à população

    A Prefeitura de Nova Mutum, por meio do Programa de Credenciamento Acelera Nova Mutum, lançou o Edital de Credenciamento n.º 003/2026, voltado à contratação de consultas médicas, procedimentos especializados e atendimentos multiprofissionais, utilizando um modelo moderno e eficiente de rateio entre profissionais credenciados, conforme previsto na Lei Federal n.º 14.133/2021.

    A iniciativa atende a uma orientação direta do prefeito Leandro Félix, que tem priorizado ações estruturantes para ampliar a capacidade de atendimento da rede municipal de saúde e acompanhar o crescimento acelerado do município.

    Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Edinaldo Nogueira, o edital surge como resposta a uma demanda crescente enfrentada por Nova Mutum, que hoje atende não apenas sua população, mas também pacientes de toda a região. “Esse credenciamento atende a uma orientação clara do prefeito Leandro Félix, que tem nos solicitado soluções eficientes para acompanhar o crescimento de Nova Mutum e a demanda crescente pelos serviços de saúde”, destacou o secretário.

     

    O Edital de Credenciamento nº 003/2026 prevê a contratação dos seguintes atendimentos e especialidades, com quantitativos estimados:

    Neurologia Pediátrica – 660 consultas

    Endocrinologia – 600 consulta

    Otorrinolaringologia – 600 consultas

    Urologia – 600 consultas

    Reumatologia – 600 consultas

    Psiquiatria – 720 consultas

    Psiquiatria no CAPS – 720 consultas

     

    Procedimentos Cirúrgicos

    Pequenas Cirurgias Ambulatoriais – 360 procedimentos

    Cirurgia Geral – 720 consultas

    Além das especialidades médicas, o edital contempla uma ampla oferta de atendimentos multiprofissionais:

    Exames na área de Fonoaudiologia – 750 exames

    Atendimentos domiciliares em Fisioterapia – 2.580 atendimentos

    Atendimento domiciliar com Fonoaudiólogo – 1.000 atendimentos

    Atendimento com Fonoaudiólogo em consultório – 1.200 atendimentos

    O modelo de credenciamento por rateio permite que diversos profissionais sejam habilitados simultaneamente, garantindo uma distribuição equilibrada dos atendimentos, maior agilidade no acesso da população aos serviços e evitando a concentração em um único prestador. “Estamos falando de números expressivos, que mostram a dimensão da demanda e, ao mesmo tempo, a responsabilidade da gestão em oferecer respostas rápidas, eficientes e transparentes. O credenciamento permite ampliar o acesso, reduzir filas e fortalecer ainda mais Nova Mutum como referência regional em saúde”, completou Edinaldo Nogueira.

    O Edital de Credenciamento n.º 003/2026 integra o conjunto de ações do Programa Acelera Nova Mutum, consolidando Nova Mutum como exemplo de inovação, eficiência administrativa e compromisso com a qualidade dos serviços públicos de saúde.

    Fonte: Assessoria