Dia: 5 de fevereiro de 2026

  • Nova Mutum brilha como única premiada de Mato Grosso na 7ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional do FNDE

    Nova Mutum brilha como única premiada de Mato Grosso na 7ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional do FNDE

    Nova Mutum, por meio da Secretaria de Educação, consolida sua liderança em inovação educacional ao se tornar o único município do estado premiado na 7ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A Escola de Educação Infantil (CEII) Recanto dos Encantos, com o projeto “Entre panelas e afetos”, foi selecionada entre 20 instituições nacionais de destaque, em uma avaliação que analisou quase 3,5 mil relatos de boas práticas no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

    O processo seletivo foi marcado por rigor acadêmico e abrangência nacional. Das cerca de 2.800 escolas inscritas, 817 completaram as quatro etapas obrigatórias, gerando 3.268 relatos válidos. Uma comissão de oito especialistas — bolsistas de mestrado e doutorado do projeto Alimentação Escolar Nota 10-avaliou as submissões com base em critérios objetivos: originalidade das ações, relevância comunitária, aderência às diretrizes do PNAE, adoção de metodologias participativas, integração de nutricionistas, formação de parcerias e qualidade narrativa.

    As 20 experiências selecionadas, incluindo a de Nova Mutum, integrarão um livro oficial, especificamente como referência para replicação em todo o país. Cada vencedora receberá R$ 10 mil em premiação, um investimento modesto, mas estratégico, para fomentar práticas sustentáveis.

    O projeto “Entre panelas e afetos” exemplifica como a educação alimentar transcende o mero abastecimento nutricional, incorporando dimensões afetivas e culturais. Ao entrelaçar culinária com laços emocionais, a iniciativa do CEII Recanto dos Encantos promove o engajamento de famílias, professores e alunos em atividades que valorizam ingredientes regionais e hábitos saudáveis, alinhando-se perfeitamente ao PNAE.

    A nutricionista responsável, Angelina Curbani, parabenizou a equipe envolvida e enalteceu as profissionais merendeiras da Escola de Educação Infantil (CEII) Recanto dos Encantos pela vitória. “Nos representaram entre gigantes do Brasil, mostrando o potencial de Mato Grosso e de Nova Mutum, sendo orgulho para a nossa o nosso povo.

    A secretária municipal de Educação, Elena Maria Maass Lima, atribuiu o sucesso a um esforço coletivo. “Esse reconhecimento reflete o compromisso e a seriedade da gestão pública com a qualidade da alimentação escolar oferecida aos nossos estudantes. É resultado de um trabalho coletivo, pautado no cuidado, na responsabilidade e no respeito às diretrizes do PNAE. Parabenizo a diretora Natani Brambila Giopatto e toda a equipe de merendeiras do CEII Recanto dos Encantos pela especialização e excelência na execução desse projeto, que orgulha Nova Mutum e o Estado de Mato Grosso”, declarou ela.

    Essa premiação reforça o protagonismo de Nova Mutum na agenda nacional de saúde escolar, sinalizando caminhos para outros municípios mato-grossenses.

    Fonte: Assessoria

  • Mendes e Jayme se reúnem com deputados para definir chapas

    Mendes e Jayme se reúnem com deputados para definir chapas

    O governador Mauro Mendes e o senador Jayme Campos começaram a discutir a chapa de deputado federal e deputado estadual do União Brasil, em reunião nesta terça-feira (3) à noite, com os parlamentares estaduais da sigla e o secretário da Casa Civil, Fábio Garcia.

    Mendes e Jayme participaram por telefone, em viva voz, porque ambos não estavam em Cuiabá. O governador acompanha a primeira-dama Virginia Mendes em São Paulo, onde ela passa por tratamento de saúde, e o senador estava em sessão em Brasília. As duas lideranças sugeriram nomes de possíveis candidatos, mantidos em sigilo por precaução.

    o líder do Governo, Dilmar Dal Bosco, relatou alguns dos encaminhamentos da reunião. O União Brasil prevê o secretário Fábio Garcia como um dos puxadores de votos na chapa de federal. Ele foi o mais votado na disputa de 2022.

    Vamos trazer as pessoas que estão com o interesse de ser candidato pelo partido para vir conversar com o governador Mauro Mendes, presidente do partido”, afirmou Dilmar Dal Bosco nesta quarta-feira (4).

     

    A reunião foi realizada na casa do deputado Eduardo Botelho. Ele confirmou o critério do governador conversar com os possíveis candidatos.

    O governador vai chamar eles aqui pra fazer o convite. Porque tem nome que não é do partido e tem outros que já são do partido que nós vamos convidar para ser candidato”, disse Botelho.

    Dilmar mencionou que a chapa de deputado federal tem 14 candidatos. E que alguns poderão disputar vaga de deputado estadual. “Vamos fazer agenda com os pré-candidatos que nós temos, e tem mais algumas pessoas que nós estamos convidando”, completou, sem citar nomes com receio de serem cooptadas por outras siglas.

    O líder do Governo disse que o senador Jayme Campos sugeriu nomes que foram incorporados à lista de candidatos na chapa.

    O senador Jayme também falou de uns nomes lá que ele já tinha conversado e nós colocamos para dentro da lista e vamos começar a trabalhar agora“, explicou.

     

    Meta da eleição

    Botelho também explicou que a meta do partido é eleger quatro deputados estaduais e dois deputados federais. E, caso o Coronel Assis mantenha-se filiado ao partido, segundo Botelho, pode eleger até 3 deputados federais. O militar recebeu convite para se filiar ao PL.

    Participaram da reunião, além do secretário Fábio, e de Dilmar e Botelho, os deputados Júlio Campos e Sebastião Rezende, e o presidente da MT Gás, Aécio Rodrigues.

    Na eleição de outubro deste ano, o União Brasil disputará eleição em chapa única com o PP, na Federação União Progressista. Os partidos dividem em comum acordo o número de candidatos que terão no total de 9 que devem compor a chapa de deputado federal. Para a Assembleia Legislativa, as siglas vão dividir os 25 nomes que devem compor a federação partidária.

    Fonte: Midianews

  • Policial civil é preso acusado de corrupção e fraude processual

    Policial civil é preso acusado de corrupção e fraude processual

    O policial civil Cleber Figueiredo foi preso nesta terça-feira (3), no Município de Colíder (633 quilômetros de Cuiabá), suspeito de cometer crimes de fraude processual, concussão e corrupção passiva.

    Conforme a Polícia Civil, a prisão ocorreu em cumprimento a mandado expedido pela Comarca de Alta Floresta e foi executada pela Corregedoria da instituição.

    A Polícia Civil não deu detalhes sobre as investigações, que foram conduzidas pela Delegacia Regional de Alta Floresta.

    A fraude processual ocorre quando alguém altera, manipula ou cria provas falsas para tentar enganar a Justiça e interferir no andamento de uma investigação ou processo.

    Já a concussão é caracterizada quando o servidor público exige vantagem indevida, como dinheiro ou benefícios, em razão do cargo que ocupa, usando sua posição para pressionar ou constranger a vítima.

    A corrupção passiva acontece quando o agente público solicita, recebe ou aceita promessa de vantagem indevida para praticar, deixar de praticar ou retardar um ato de sua função.

    Após a prisão, o servidor foi encaminhado para a cadeia de custódia de Chapada dos Guimarães, onde permanece à disposição da Justiça.

    Fonte: Midianews