Dia: 26 de agosto de 2025

  • Vereadores mutuenses participam de encontro regional sobre reforma tributária em Sinop

    Vereadores mutuenses participam de encontro regional sobre reforma tributária em Sinop

    A Câmara de Vereadores de Nova Mutum esteve presente, na última sexta-feira (22), no Encontro Regional da Reforma Tributária da Região Norte de Mato Grosso, realizado na cidade de Sinop. O evento foi promovido pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e reuniu prefeitos, vereadores, secretários municipais de Finanças, Planejamento e Administração, além de equipes contábeis e representantes das áreas tributárias de 38 cidades da região.

    A programação contou com a palestra magna do secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, que apresentou as principais mudanças previstas no novo Código Tributário Nacional e os desafios da transição para o novo modelo de arrecadação. Representando o Legislativo mutuense, participaram o presidente da Câmara, vereador Lucas Badan, e o vereador Rafael Brignoni, acompanhados da secretária municipal de Finanças, Terezinha Aparecida Leite Arissava.

    Os debates tiveram como foco os impactos da reforma tributária, que prevê a substituição do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) pelo novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). A medida gera preocupações entre gestores municipais de Mato Grosso, estado reconhecido pela sua força produtiva no agronegócio, pela possibilidade de redução de receitas durante a fase de transição.

    Segundo o presidente da Câmara, Lucas Badan, a presença de Nova Mutum nesse debate é fundamental.

    Estamos falando de uma mudança que vai impactar diretamente a arrecadação dos municípios e, consequentemente, a capacidade de investimentos em saúde, educação e infraestrutura. Nosso papel é acompanhar de perto, discutir e buscar soluções que garantam justiça tributária para Mato Grosso”, destacou.

    O vereador Rafael Brignoni reforçou a importância da união entre os gestores regionais:

    Eventos como esse nos permitem alinhar estratégias e fortalecer a representatividade dos municípios do norte do estado. Só assim teremos condições de defender os interesses da nossa população diante dessa grande mudança”, afirmou.

    O encontro marcou mais uma etapa de diálogo entre municípios e o Governo do Estado sobre a reforma tributária, que seguirá em discussão até a regulamentação final do novo modelo.

    fonte: Assessoria

  • Nova Mutum é tri campeã estadual na Olimpíada Brasileira de Robótica com inovação e talento

    Nova Mutum é tri campeã estadual na Olimpíada Brasileira de Robótica com inovação e talento

    No último dia 23 de agosto de 2025, Nova Mutum se destacou com a participação de oito equipes, totalizando 32 alunos, que competiram nas categorias de Resgate e Robótica Artística na cidade de Sorriso, que foi palco da tão aguardada Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O evento, que reúne estudantes de diversos municípios do Estado, teve como objetivo promover o aprendizado e a inovação no campo da robótica.

    Este ano, na categoria de Resgate, as equipes da Escola Marton Lucca demonstraram um desempenho notável. A equipe Core Control conquistou o 1° lugar, enquanto a Eletro Elite conquistou o 3° lugar, ambas demonstrando habilidades especiais em programação e estratégia. Na Robótica Artística, a equipe As Meninas Super Poderosas , da Escola Marton Lucca, ficou com o 2° lugar, evidenciando a criatividade e a inovação dos alunos.

    Além das premiações nas categorias principais, a equipe Cyber ??Tech , da Escola Caminhos do Saber, foi reconhecida com o prêmio extra de Melhor Programação, destacando-se pela qualidade técnica de seu projeto. A Secretária de Educação, Elena Maria Maass, expressou seu entusiasmo com os resultados: “A participação dos nossos alunos na OBR é um reflexo do comprometimento e da dedicação das escolas e dos educadores. Estamos formando não apenas competidores, mas futuros inovadores que contribuirão para o desenvolvimento tecnológico do nosso país.”

    Lourival Arruda Barros, coordenador da robótica, também comentou sobre a importância do evento: “A OBR é uma oportunidade única para os alunos aplicarem o conhecimento adquirido em sala de aula. Ver o comprometimento e a criatividade deles é gratificante e nos motiva a continuar investindo em educação tecnológica.”

    Com os resultados da OBR 2025, as equipes de Nova Mutum se preparam para a próxima etapa, que será realizada em Vitória, Espírito Santo, em outubro para representar o município na etapa nacional.

    fonte: Assessoria

     

  • Vereador Carlos Enfermeiro busca investimentos e fortalece alianças em prol de Colíder

    Vereador Carlos Enfermeiro busca investimentos e fortalece alianças em prol de Colíder

    O vereador Carlos Enfermeiro esteve recentemente na capital do Estado, Cuiabá, cumprindo uma importante agenda institucional com foco em buscar investimentos, apresentar demandas e fortalecer parcerias em benefício de Colíder.

    A visita incluiu uma produtiva reunião com o deputado estadual Beto Dois a Um, parlamentar atuante e comprometido com os municípios do interior. Ao lado dos vereadores Marcelo Canova, Denny Serafini e do vice-presidente da AMM, Hemerson Máximo – o Maninho, Carlos Enfermeiro apresentou um conjunto de reivindicações e proposituras voltadas para áreas essenciais como saúde, infraestrutura, educação e desenvolvimento urbano.

    Estamos fazendo nossa parte. Não podemos esperar que os recursos venham por inércia. É preciso ir atrás, dialogar, construir pontes políticas e técnicas que tragam resultados reais para o nosso povo”, destacou o vereador.

    O deputado Beto Dois a Um elogiou a iniciativa e a força política da comitiva, destacando a importância da articulação como ponte entre a capital e os municípios. Reafirmou seu compromisso firme com as demandas de Colíder, ressaltando que a cidade pode contar com seu mandato para transformar reivindicações em ações concretas.

    Colíder tem voz ativa nesta Casa. Estamos aqui para atender com responsabilidade e resultado”, afirmou o parlamentar.
    A articulação com o deputado visa assegurar emendas parlamentares, convênios e projetos estruturantes para atender as principais necessidades da população colidense.

    Fonte: Assessoria

     

  • 1º Encontro Estadual da Procuradoria Especial da Mulher da ALMT destaca combate à violência de gênero na política

    1º Encontro Estadual da Procuradoria Especial da Mulher da ALMT destaca combate à violência de gênero na política

    A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realiza, no dia 8 de setembro, o 1º Encontro Estadual da Procuradoria Especial da Mulher, com o tema: “Violência de Gênero na Política e Fortalecimento das Procuradorias da Mulher em MT”. O evento será no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, com palestras, mesas-redondas, painéis expositivos e debates sobre casos concretos, a partir de uma perspectiva das lideranças políticas municipais mato-grossenses. Para participar basta fazer a inscrição aqui.

    Parlamentares, autoridades nacionais, estaduais e municipais, além de representantes de instituições públicas, vão debater os desafios da violência de gênero, em especial no ambiente político, além de articular estratégias para ampliar e fortalecer a atuação das Procuradorias da Mulher nos municípios do estado.

    “O evento reforça o compromisso da ALMT com a defesa dos direitos das mulheres, o combate à violência e o incentivo à participação feminina nos espaços de poder”, destaca a procuradora especial da Mulher da ALMT, deputada Janaina Riva (MDB), que mediará debates durante o seminário.

    Desde janeiro de 2025, a Procuradoria Especial da Mulher vem promovendo uma série de ações com o objetivo de reforçar a importância da transformação social no enfrentamento à violência de gênero. Entre as iniciativas internas, destaca-se o projeto “Pedras e Balões”, realizado nos gabinetes e secretarias do Parlamento. Já entre as ações externas, estão os programas “Procuradoria vai à Escola” e “Procuradoria vai à Igreja”. Além disso, manifestações, passeatas, palestras e visitas integram o calendário de atividades da equipe multidisciplinar da unidade.

    Essas iniciativas refletem a urgência de enfrentar um problema que, no cenário político, ganha contornos ainda mais preocupantes. “No cenário político, esse tipo de violência assume contornos ainda mais preocupantes, pois, além de ferir os direitos individuais das vítimas, compromete a representatividade democrática e o pleno funcionamento das instituições. Diante disso, eventos voltados ao combate à violência de gênero, especialmente na área política, desempenham um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e plural”, destacou a procuradora especial da Mulher, Janaina Riva.

    Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) apontam que, entre 2023 e 2024, houve um aumento de 97% nas ocorrências registradas como constrangimento, perseguição, humilhação e menosprezo a detentoras de mandatos ou candidatas a cargos eletivos devido à condição de ser mulher, raça, cor ou etnia, a fim de impedir ou dificultar sua campanha eleitoral ou o desempenho de seu mandato eletivo.  Em outra estimativa, a Sesp-MT divulgou que mais de 26 mil mulheres foram vítimas de violência, entre janeiro e julho de 2025, com Mato Grosso ocupando o primeiro lugar no país em taxa de feminicídios (2,5 por 100 mil mulheres).

    Para a subprocuradora Francielle Brustollin, esses eventos são importantes, primeiramente, por darem visibilidade a um problema historicamente silenciado. Mulheres em cargos políticos frequentemente enfrentam ataques misóginos, assédio moral, intimidações e tentativas de silenciamento que visam enfraquecer sua atuação e presença nos espaços de poder.
    Ao promover debates, palestras, campanhas educativas e mobilizações, os eventos dedicados a essa temática ajudam a romper com o ciclo da naturalização dessas violências e promovem uma conscientização sobre isso”, frisou Brustollin.

    Procuradoria Especial da Mulher – Criada pela Resolução nº 7.283/2022, a unidade atua desde 2023 como um órgão de apoio à promoção dos direitos das mulheres no Parlamento. Entre suas atribuições estão receber, examinar e encaminhar denúncias de violência e discriminação, além de promover ações educativas, palestras e estudos voltados à equidade de gênero. Neste ano (2025), a Procuradoria inaugurou o Espaço Raquel Cattani, destinado ao acolhimento humanizado de mulheres em situação de violência.

    Atualmente, existem 31 procuradorias em funcionamento no âmbito do Poder Legislativo municipal no interior do estado.
    Evento: 1º Encontro Estadual da Procuradoria Especial da Mulher da ALMT destaca combate à violência de gênero na política

    Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, anexo à ALMT

    Data: 8 de setembro de 2025

    Horário: A partir das 8h

    Contato para imprensa: (65) 3313-6802/6805

    Insccrições  aqui.

    fonte: Assessoria