Dia: 13 de agosto de 2025

  • Lucas do Rio Verde: Prefeito Miguel Vaz é homenageado em sessão especial na ALMT

    Lucas do Rio Verde: Prefeito Miguel Vaz é homenageado em sessão especial na ALMT

    Políticos, atletas, empresários, profissionais liberais e de imprensa estiveram entre os homenageados da sessão especial realizada na sexta-feira (8), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), para entrega de comendas, títulos de cidadão e moções de aplauso. Requerida pelo deputado Xuxu Dal Molin (União), a solenidade destacou ações desenvolvidas na região médio-norte do estado.

    O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz (Republicanos), e a primeira-dama, Janice Vaz Ribeiro, receberam moção de aplauso em razão do trabalho empreendido para criação do Centro de Convivência e Abrigo para Idosos Vitório Piccini, inaugurado em julho de 2024. O local é considerado referência no atendimento a pessoas idosas em Mato Grosso, oferecendo diversas atividades gratuitas.

    A construção do centro de convivência foi possível a partir de uma parceria. O município doou o terreno, o prédio foi construído por empresários, atendendo público em situação de vulnerabilidade. Receber essa moção nos incentiva a expandir ações em benefício de quem mais precisa. Gerir uma cidade como Lucas é algo muito desafiador, aos poucos vamos avançando”, disse Miguel Vaz.

    Xuxu Dal Molin destacou a participação dos homenageados em iniciativas pelo desenvolvimento de Mato Grosso. Segundo ele, são pessoas que fizeram e fazem muito pelo estado e, ao receber uma honraria do Poder Legislativo, se sentem ainda mais motivadas a continuar investindo tempo e energia em seus projetos.

    O prefeito de Sorriso, Alei Fernandes (União), e a primeira-dama da cidade, Mara Fernandes, participaram da sessão especial e receberam título de cidadão mato-grossense. De acordo com Mara, a solenidade é um marco na história de sua família, que chegou ao estado há mais de três décadas, numa trajetória que se confunde com a do município de Sorriso.

    Odenir Zancanaro é um dos fundadores de Tapurah e exerce atividades no ramo da agropecuária. Na década de 1980, ele atendeu ao chamado do tio, que já vivia em Mato Grosso, e veio contribuir para o desenvolvimento do estado. “Tivemos a oportunidade de vir para um local com potencial imenso e aqui somamos esforços para ver a região crescer e se transformar em tudo o que é hoje. Por essas e outras, tenho orgulho de receber o título de cidadão deste estado”, disse Odenir.

    Ao todo, foram entregues durante a sessão especial 16 moções de aplauso, 30 títulos de cidadão mato-grossense, além das comendas Filinto Muller, Dante de Oliveira e Lenine Póvoas (uma unidade de cada).

    fonte: Redação

  • Governo do estado realiza obras em Colíder articuladas pela administração anterior

    Governo do estado realiza obras em Colíder articuladas pela administração anterior

    O governo do estado está fazendo sua parte, com obras de pavimentação em Colíder, articuladas na gestão municipal anterior, pelo prefeito Hemerson Máximo.
    No vídeo abaixo, dá para notar o constrangimento do prefeito atual, ao falar sobre as obras que, obviamente, não foram conquistadas  por ele.
    Veja o vídeo:

     

  • Sob risco, MT vai aplicar dose extra contra o sarampo

    Sob risco, MT vai aplicar dose extra contra o sarampo

    Com dois casos suspeitos de sarampo em investigação em Mato Grosso, nos municípios de Cáceres e Sinop, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) ampliou a aplicação da “dose zero” da vacina para todos os 142 municípios. A medida preventiva, antes restrita a apenas cinco cidades da faixa de fronteira com a Bolívia, vai vacinar crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias. Desde janeiro, Mato Grosso registrou 36 notificações da doença, das quais 34 foram descartadas. Não há casos confirmados até o momento.

    A imunização extra em Mato Grosso segue uma recomendação do Ministério da Saúde devido ao risco de reintrodução do vírus e não substitui as doses do calendário vacinal de rotina, que devem ser mantidas aos 12 e 15 meses. A “dose zero” representa, portanto, uma proteção antecipada diante do atual cenário. Para o público entre 6 meses e 8 meses e 29 dias será a vacina dupla viral (sarampo e rubéola), já quem tem mais de 9 meses é imunizado com a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba).
    Desde o início de julho, municípios que fazem fronteira com a Bolívia, como Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade, estão utilizando a estratégia da “dose zero” para que Mato Grosso continue sem casos confirmados da doença. A Bolívia registrou 229 casos da doença até a última semana.
    Superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes afirma que a secretaria esteve nos cinco municípios considerados estratégicos para a realização do Dia D de vacinação contra o sarampo, em que foi definida a estratégia de imunização e a vigilância contra a doença. “Todos os municípios de Mato Grosso estão liberados para aplicar a dose zero contra o sarampo, na tentativa de realmente aumentar a nossa barreira de proteção e evitar a reintrodução do vírus no Estado”.
    ALTAMENTE CONTAGIOSA

    O sarampo é uma infecção viral altamente transmissível, com sintomas como febre alta, tosse, manchas vermelhas pelo corpo, irritação nos olhos e coriza. A transmissão ocorre por vias respiratórias e o vírus pode permanecer ativo no ambiente por horas. Apesar de ser evitável com a vacina, o sarampo pode causar complicações graves, como pneumonia, encefalite e até a morte, especialmente em crianças menores de 5 anos e pessoas com imunidade comprometida.

    fonte: Gazetadigital

  • Se AL tiver 30 vagas, União fará até seis deputados, diz Botelho

    Se AL tiver 30 vagas, União fará até seis deputados, diz Botelho

    Uma das principais lideranças do União Brasil em Mato Grosso, o deputado estadual Eduardo Botelho afirmou que o partido espera eleger seis cadeiras na Assembleia Legislativa nas eleições de 2026.
    O deputado explicou que esse número depende de como vai ficar o número de cadeiras no Legislativo Estadual após o impasse a respeito do aumento de vagas na Câmara Federal.

    “Acredito que vai ser um bom encaminhamento, vamos ter bons nomes e vamos trabalhar para fazer cinco ou seis [cadeiras]. Depende do número de vagas que vai ter. Se for 27 faremos cinco, se for 30 vagas podemos trabalhar até para seis deputados”, afirmou em entrevista ao Veja Bem MT.

    Era esperado que a bancada federal de Mato Grosso recebesse mais duas vagas, segundo o projeto aprovado pelo Congresso. Isso faria com que o número de deputados estaduais crescesse para 30 a partir de 2027.

    No entanto, a proposta foi vetada integralmente pelo presidente Lula (PT). Com o veto, que ainda será analisado pelo Congresso, permanece o modelo atual e, caso não haja nova lei, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deverá redistribuir as vagas existentes entre os estados até outubro de 2025, conforme determinação do STF (Supremo Tribunal Federal).
    Apesar da definição só vir ao final deste ano, Botelho afirmou que o União já está articulando para atrair novas lideranças ao partido com a intenção de formar a chapa estadual.

    O partido hoje compõe uma federação com o Progressistas e tem tido dificuldades para trazer nomes para disputar a eleição por já ter políticos consolidados que tentarão a reeleição em 2026.

    Nós também estamos discutindo, estamos buscando. Vamos fazer mais uma rodada de conversas possivelmente no final de agosto para ver qual o tamanho que nós já estamos e os nomes que nós formos atrás para trazer para o partido”.

    fonte: midianews